Nokia 9 PureView: As 5 câmeras traseiras valem a pena?

A HMD Global, empresa finlandesa que comprou a Nokia, lançou oficialmente o Nokia 9 PureView, smartphone com maior número de câmeras traseiras do mundo!

O lançamento aconteceu no Mobile World Congress 2019, juntamente com outros 4 aparelhos da marca. O Nokia 9 PureView é o top de linha entre todos eles, principalmente em termos de fotografia.

Ele traz cinco câmeras traseiras com 12MP cada. O conjunto inclui três sensores monocromáticos e dois RGB. Um diferencial interessante é a captura das fotos no formato RAW, que tem como objetivo a facilidade na edição utilizando o Adobe Photoshop Lightroom, programa que vem incluído no aparelho.

A HMD Global também trás uma parceria com a Light, que permitiu ao Nokia 9 PureView um software de algoritmos que processam a imagem combinando as 5 câmeras para um resultado muito mais complexo após você pressionar o botão de captura.

Devido á quantidade de informação que o celular precisa processar, há um atraso de em média 4 segundos para você poder ver sua foto. Este atraso não influencia em cliques repetidos, assim que todas as fotos tiradas são colocadas em uma fila de processamento independente da câmera.

Essa tecnologia é utilizada apenas para fotos, visto que para vídeo o celular utiliza apenas um sensor RGB de 12MP que possui uma resolução de 2160p e 30fps. O resultado é aceitável porém longe do previsto com 5 câmera disponíveis.

As fotos do Nokia 9 PureView tem resolução 4k e são realmente muito boas. Os elogios se basearam principalmente no poder da percepção de profundidade.

Entretanto, a grande maioria das pessoas que utilizaram o aparelho admitiu a experiência fotográfica melhorada mas não viu tamanha vantagem em relação á outras marcas de smartphones top de linha no quesito fotografia, assim, injustificando tantas câmeras.

A ficha-técnica no quesito processamento de dados é bastante avançada e bate de frente com qualquer outro celular do seu alto patamar: 8GB de RAM, 128GB de armazenamento interno e o processador Snapdragon 845, que é o segundo melhor no mercado e possui ótimos resultados.

A tela é a maior e melhor entre os celulares da HMD Global: 5.9 polegadas com display 2960×1440 pixels. Nesta parte o custo benefício foi muito bem utilizado e o Nokia 9 PureView está dentro das expectativas.

O preço também foi considerado muito justo pelos críticos de tecnologia. O valor oficial é de 599 dólares e se converte aproximadamente 2270 reais, sem considerar impostos nacionais.

Ainda não há informações sobre a chegada do Nokia 9 PureView no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *